domingo, 19 de maio de 2013

Ultra Trail de São Mamede


Nuno e Marcus 
Os amigos do B!,  Nuno Reis e Marcus Bonito, rumaram este ano a Portalegre para participar na tão bem falada Ultra Maratona (100km) dos amigos do ACP. Em boa hora o fizemos pois acabou por ser um fim de semana pleno de aventuras, tal como a malta gosta.
"Tropa do Oeste"
Partimos de Óbidos na 6ª feira depois do almoço e tivemos como companheiros de viagem o José Duarte, o Dário Santos e o Telmo Pinto. Grupo este sempre animado, que se iria estrear com exceção do José Duarte no UTSM e que foi batizado pelo agente da autoridade infiltrado no grupo, como "Tropa do Oeste".
A bem dizer a aventura começou logo na viagem de ida, pois optara-mos por faze-la fora auto-estradas e os caminhos escolhidos pelo gps do Nuno, contradiziam muitas vezes a lógica de melhor caminho comparado com as opções disponíveis no mapa, enfim...  

Partida       
Ainda assim chegamos bem a tempo ao Estádio dos Assentos em Portalegre, o que permitiu nas calmas levantar os dorsais, fazer umas ''compritas'' de última hora, cumprimentar os amigos, jantar uma bela e condimentada massa (gentilmente feita pela sogra do José Duarte), descansar (ou tentar) um pouco e apresentarmo-nos cheios de vontade na linha de partida às 00H00 para mais um suposto mas sempre apetecível empeno.   
Marcus por Marvão
Tinha decidido iniciar com o Nuno, corrermos  juntos num passo adequado à distância em questão e com o objetivo de terminarmos por volta das 13 horas. No entanto, devido a uma indisposição momentânea por parte dele ao km 25, que o estava a obrigar a abrandar o ritmo na longa subida para as antenas, fez com que e após a sua insistência, nos separássemos a partir de então, não fosse a diferença de passo desejável para cada um na altura, viesse comprometer a prova do outro mais tarde.
A partir de então com exceção de alguns momentos em que tive a companhia do Filipe Silva nos trilhos, corri sozinho até sensivelmente ao km 52, altura em que fui alcançado pelo Carlos Couto, na companhia de quem progredi até Marvão (km60), onde estava além de mais um abastecimento, o local onde seria possível trocar de roupa ou até tomar banho, fantástico!..

 

À saída de Marvão voltei a ficar sozinho, foi no entanto até ao km 90, a fase da prova em que me senti mais solto, conseguindo aproveitar bem as descidas e rolando no plano algumas vezes por volta dos 4,30 min/km. Mesmo assim e sem parar em 2 dos abastecimentos até final, a verdade é que só voltei a pôr a vista em cima do Carlos Couto, em Portalegre na Chegada (estás máquina!).


No PAC 9     
A partir do km 90 a vontade de correr diminuiu drasticamente, entretanto já tinha sido alcançado pelo Vitor Ferreira de Valongo que estava a fazer uma excelente prova atendendo ser estreante na distância, unimo-nos a partir de então e juntos fomos vencendo os últimos kms e desníveis cada vez mais penosos para ambos.

será que sim?
e no fim, não custou nada..
Em amena cavaqueira lá se fizeram os últimos 5 kms , tendo parado o cronómetro 11H39 após ter partido, depois de transpor a meta de braço dado com um amigo feito em prova.  

Com o Vitor Ferreira
Nuno com a meta à vista
Após descansar um pouco seguido de uma bela massagem, parti em busca do amigo Nuno, suspeitando que haveria de estar por perto. Foi com prazer que lhe dei uma forcinha durante os seus últimos 500 metros, ele que terminou logo em cima do nosso objetivo inicial das 13 horas. Parabéns grande B! Nuno!   

mais uma (ultra) prá coleção..
Classificação dos Amigos do B!:

UTSM - 100 kms:
   - 6º       Marcus Bonito   11:39:55   (ex aequo )
   - 22º    Nuno Reis          13:18:09





Sem comentários:

Enviar um comentário