segunda-feira, 2 de maio de 2011

Oh Meu Deus - Serra da Estrela


Este sábado passado, eu e o meu amigo Marcus Bonito, fomos até Manteigas (Serra da Estrela) para mais um Ultra Trail, eu para os 50 e o Marcus para os 100 km. 
Fomos de véspera e chegámos a Manteigas na sexta-feira por volta das 21 horas, ainda a tempo de assistir a um pequeno briefing. Depois fomos jantar e recolher ao nosso dormitório (Pavilhão Poli-desportivo de Manteigas). 
Após 4 ou 5 horas mais ou menos, bem ou mal dormidas num saco cama no chão, ai estávamos nós preparados para mais um desafio de sobe e desce serra. O tempo prometia... Céu cerrado e muita chuvinha... 
Partimos com meia hora de diferença, o Marcus às 8 e eu às 8h30. Até praticamente aos 40 km a chuva não nos largou. Ainda tentei apanhar o Marcus, tendo eu em conta que ele iria a um ritmo mais lento, mas estava enganado, não lhe consegui apanhar o rasto... 
Passamos por vales, serras, rios, lagos e até cascatas lindíssimas, pena foi o tempo estar  cerrado e com muito nevoeiro, havendo zonas em que não conseguíamos ver mais de 20 ou 25 metros à frente. Decorridas poucas mais de 6 horas estava eu a regressar a Manteigas para cruzar a meta. Quanto ao Marcus, a prova ainda ia sensivelmente a meio...
Já no meu regresso a casa, liguei ao Marcus para saber do seu estado. Estava bem fisicamente e preparado para os restantes cerca de 40 km.
Os últimos kms foram muito difíceis divido ao facto de ser noite e o percurso ser bastante técnico e acentuado. Terminou a prova com pouco mais de 15 horas.
De salientar a excelência do traçado que era lindíssimo, e a hospitalidade. Quanto a organização da prova em si, tem muita coisa a melhorar para o próximo ano, nomeadamente no que diz respeito às marcações, pouca quantidade de fitas de marcação, os pontos de abastecimento eram bastante pobrezinhos, havendo somente um abastecimento solido para os atletas dos 50 kms, e os abastecimentos líquidos somente tinham agua para oferecer. Por ultimo, a parte final da prova dos 100 km era muito técnica e exigente fisicamente, obrigando a organização à desistência forçada dos atletas mais atrasados, o que causou algum descontentamento aos atletas.
Mesmo assim, ficámos com vontade de lá voltar para o ano, e eu para fazer os 100 km.
Classificação dos Amigos do B!:
Trail de 50 km:
     - 5º Nuno Reis          06:10:58     Percurso GPS:   50 km
Trail de 100 km:
     - 7º Marcus Bonito   15:23:54     Percurso GPS:   100 km
Classificação Gera:   Classificação Oh Meu Deus
Site da prova:   OH MEU DEUS
Fotos da Prova:   Galeria de Fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário